sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Casa Cor RJ


Mais alguns ambientes que selecionei para quem não teve a oportunidade de visitar a mostra que se encerrou dia 13




Parque Burle Marx
Burle Marx Associados - Isabella
Para fazer uma homenagem ao centenário de Burle Marx, o Casa Cor, apropriadamente, convidou o escritório que dá sequência ao seu trabalho para desenvolver o projeto de um Jardim, batizado com seu nome. Haruyoshi Ono (sócio de Burle Marx por trinta anos), Isabela Ono, Julio Ono e Gustavo Leivas desenvolveram o projeto de paisagismo como um grande painel artístico que pode ser apreciado de cima da Tribuna, já que o Jardim, de 1.400m², fica bem próximo à pista de corrida. Cerca de cinquenta palmeiras de seis tipos diferentes – laca (palmeira vermelha), areca de locuba, rabo de raposa, bismarkia (palmeira leque prateada) – se alternam com grupamentos de vegetação de arbustos com floração, volumetria, coloração e textura distintas. 







Ambiente Lounge
Mauricio Nobrega
Uma grande jabuticabeira de 7m transplantada no centro do Lounge, que mede 180m², conduziu o projeto do arquiteto Maurício Nóbrega. Sob a sombra da árvore está concentrada toda a área de convivência, disposta em vários pequenos ambientes que servem como estar, sala de leitura e canto de repouso para assistir TV. Aqui, um deck central de pinus autoclavado é rodeado por estantes.







Sala de Jantar
Pedro Paranaguá
Já se foi o tempo em que a família se reunia na Sala de Jantar apenas para comer! Pedro Paranaguá propõe, em 80m², espaço não só para refeições, mas também para o lazer. Degustação de vinho, estante de leitura e ambiente para tomar café ou conhaque após o jantar, apreciando obras de arte, são algumas das atividades sugeridas pelo arquiteto. Atração principal, a mesa Copacabana – desenhada por Pedro em homenagem a Burle Marx, com as linhas sinuosas do calçadão no tampo – contrasta com uma mesa antiga.






Estudio de Um Casal
Paola Ribeiro
Um casal com muita história para contar merece um projeto que abrigue estes anos de vida em comum. No Estúdio de Um Casal, a arquiteta Paola Ribeiro busca criar um espaço contemporâneo equipado e mobiliado confortavelmente. Em 74m² divididos entre sala e cozinha, o primeiro andar tem piso de madeira certificada Tauarí. A mesa de centro da sala, desenhada pela própria Paola, é forrada com pele de vaca. As prateleiras da parede acompanham o movimento da escada, dando leveza.









Sala de Música
Bernardo Schor e Rogerio Antunes
Sob um pé-direito de 4m, o teto negro com frisos em folha de ouro do francês Benoit Gentil remete ao espírito clássico do Palácio de Versalhes. Trata-se de um projeto “francês contemporâneo”, assinado pelos arquitetos Rogério Antunes e Bernardo Schor. Sua Sala de Música, de 36m², tem parte lateral em vidro transparente, que valoriza a vista do prado onde os cavalos disputam as corridas.











Nenhum comentário:

Postar um comentário